IOF

Imposto sobre Operações Financeiras

O que é IOF

A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Por operações financeiras entendemos aquelas como operações de crédito, câmbio e seguros. Sempre que é feita uma transação internacional, empréstimo, parcelamento, financiamento, entre outras operações, esse imposto irá agir sobre.Ele é um imposto federal, e a alíquota varia de acordo com a operação.

Alíquota

iof imposto sobre operação financeira

As alíquotas podem ser variáveis, progressivas, fixas, proporcionais ou regressivas, e a base de cálculo depende de cada operação. Por exemplo, nas operações de crédito, incide sobre o valor da obrigação. Nas operações de seguro, sobre o valor do prêmio. Nas operações de câmbio, o valor em reais é utilizado para o cálculo. A alíquota mais conhecida do IOF é alíquota de IOF em cartões de crédito, que é aplicada em compras sobre moeda estrangeira, sendo fixada em 6,38%. A alíquota aplicada é diária, porém seu recolhimento costuma ser mensal.

Esse imposto é muito comum nos noticiários econômicos, porém ainda causa existe confusão e dúvidas com relação à ele – principalmente às pessoas que têm que lidar com transações monetárias em sua rotina. Em maior ou menor grau, a grande maioria dos brasileiros envolvidos direta ou indiretamente no mercado consumidor já deve ter observado essa sigla – IOF – em sua fatura do cartão de crédito.

Quer saber mais sobre impostos do Brasil? Navegue no nosso blog!